Cultura
Rio vai receber edição do Web Summit em 2023; evento é considerado o maior encontro de tecnologia do mundo
Cultura
Paddy Cosgrove, cofundador do Web Summit, falou do crescimento das start ups na América Latina — Foto: Reprodução
O Rio de Janeiro vai receber a edição do Web Summit – maior conferência de tecnologia do mundo. O evento em terras cariocas será realizado entre os dias 1 e 4 de maio de de 2023 no Riocentro, Zona Oeste da cidade.
O anúncio oficial foi feito na manhã desta terça-feira (3) durante uma entrevista coletiva on line que reuniu o cofundador do Web Summit, Paddy Cosgrove, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o presidente do Senac – principal patrocinador do evento -, Antonio Florencio.
“Enxergamos a América Latina como o local de maior crescimento de start ups no mundo e o Brasil lidera esse movimento. A realização desse evento vai consolidar o desenvolvimento tecnológico que já ocorre no Rio. A cidade já recebeu alguns dos maiores eventos do mundo – especialmente na área de esportes, como os Jogos Olímpicos. Temos certeza que essa experiência vai ajudar.Achamos que esta é a hora certa para ir ao Brasil”, afirmou Cosgrove.
Paes falou sobre os benefícios que a realização do Web Summit pode trazer à cidade.
“Queremos que o Rio se transforme no ‘hub’ de tecnologia da América Latina. É uma grande oportunidade para trazer companhias e negócios para o Rio de Janeiro”.
A princípio, o contrato firmado entre a Prefeitura do Rio e o Web Summit prevê a realização de três edições do evento em território carioca. Esse prazo, no entanto, pode ser renovado.
Segundo o prefeito, o evento vai reforçar a implantação do uso de novas tecnologias – como criptomoedas e blockchains – na rotina da cidade.
“Criptomoedas são uma inovação, um novo ambiente. E isso é parte do caminho que já tomamos. A prefeitura já anunciou que vai aceitar o pagamento do IPTU em criptomoedas no ano que vem”.
Cosgrove afirmou que a inclusão digital será parte fundamental da edição carioca do Web Summit. “As tecnologias diminuem as distâncias e ajudam a incluir as pessoas. Essa é uma das principais preocupações do Web Summit”.
Paes afirmou que o município não colocará dinheiro na realização do evento – o investimento será feito pelo Senac.
Tradicionalmente realizado em Lisboa, Portugal, o Web Summit se transformou no maior evento de tecnologia do mundo. Esta será a primeira edição do Web Summit realizado fora da Europa. Veja mais no G1 Rio

Cultura
Museu Afro Brasil, no Ibirapuera, promove feira de artes gráficas com obras de 20 artistas da periferia do país
O artista plástico Guinho Nascimento, que participa da feira no MuseuAfroBrasil, em São Paulo – Foto: Lidia Martiniano/Divulgação
O Museu Afro Brasil promove neste sábado (21) a primeira feira de artes gráficas MAB – MARGENS, que reunirá 20 proeminentes artistas e coletivos da periferia do país.
A feira está atrelada às atividades da 20ª Semana Nacional de Museus de 2022, que traz o tema: O Poder dos Museus, que reflete sobre a importância de reconhecer o papel dos museus na sociedade brasileira.
Entre os artistas que estarão na exposição estão nomes como Binário Armada, Dani Rampe, Guinho Nascimento, Helo Rodrigues, May Solimar e Roni Evangelista.
Segundo o portal G1, são destaques, o Cordel Urbano e a artista Luna Bastos, que vêm respectivamente da Bahia e do Piauí, e Natali Mamani, artista boliviana.
Entre os coletivos, os destaques são XiloCeasa e Editora Marginal.
A exposição também terá escritores e pesquisadores, que estarão representados pela Aziza Editora.
Neste ano, a feira tem como tema “O poder das Margens”, com o objetivo de alcançar artistas e suas respectivas produções gráficas que ficam muitas vezes à margem dos museus brasileiros, oferecendo também espaço de venda e troca de seus trabalhos.
O acesso neste sábado (21) será livre, sem necessidade de realizar inscrição, das 12h às 17h.
Na compra de qualquer obra dos artistas expositores, o público receberá também um voucher com direito a dois ingressos para entrada no MAB e concorrerá no final da feira a uma obra do artista e curador Emanoel Araujo.
Semana Nacional de Museus
A 20º Semana Nacional de Museus de 2022, abrange mais de 300 cidades nas cinco regiões do país com atividades acontecendo entre os dias 16 e 22 de maio.
Na capital paulista são quase 50 Institutos e Instituições na programação oficial, disponibilizada pelo Sistema Brasileiro de Museus (SBM).
“As expectativas para essa primeira edição da feira são grandes. São trabalhos diversos e originais que valorizam artistas e coletivos proeminentes das artes gráficas. Queremos estabelecer aproximações e um diálogo potente entre os artistas, o museu e o público. Esperamos que as pessoas compareçam neste sábado para apreciar o evento”, comenta Joyce Farias, pesquisadora do Museu Afro Brasil.
Serviço
O Museu Afro Brasil está localizado no Parque Ibirapuera. Funciona de terça a domingo, das 10h às 17h, com permanência até as 18h.
Em dias comuns o valor do ingresso para acessar as diversas exposições e atividades do MAB é de R$ 15 inteira e R$ 7,50 para meia entrada, porém as quartas-feiras a visitação é gratuita para todos.
Informações como exposições, atividades, notícias e contato podem ser acessados através do site do museu: Museu Afro Brasil
O artista plástico Roni Evangelista, que estará na exposição do MuseuAfroBrasil, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo – Foto: Iwintolá / Divulgação
-
Entretenimento6 dias atrás
Fãs da banda Titãs fizeram um protesto contra Bolsonaro em show no centro Cultural Banco do Brasil em Brasília
-
Tudo Sobre Política6 dias atrás
Lula promete poder de compra maior, enquanto Bolsonaro assaltou os brasileiros nos preços dos combustíveis
-
Política6 dias atrás
Entenda o que é o Teto de Gastos e como ele prejudica a saúde, a educação e a geração de empregos, entre outras áreas
-
SAÚDE6 dias atrás
Assalto à saúde pública: Entenda como o dinheiro do SUS tem sido desviado para os mais ricos do Brasil