Cultura

Festival gratuito de música infantil no Centro do Rio terá shows, brincadeiras e mais de 50 oficinas

Publicados

Cultura

Festival gratuito de música infantil no Centro do Rio terá shows, brincadeiras e mais de 50 oficinas para crianças – Foto: Divulgação

Começa na próxima sexta-feira (13), no Passeio Público, no Centro do Rio de Janeiro, o Meu Primeiro Festival, evento gratuito voltado para crianças.

Com mais de 50 oficinas e muitos shows musicais para os pequenos, essa será a segunda edição do festival na cidade, que terá também mais de 20 food trucks e food bikes, instalações interativas e cenografia voltada para sustentabilidade e acessibilidade.

Na sexta-feira, os destaques são Bia Bedran e Céu na Terra. No sábado (14), o show exclusivo de Hamilton de Holanda é a principal atração. Já no domingo (15), a Banda de Palhaços e outras atrações animam o dia da criançada.

Veja a programação completa no site (meuprimeirofestival.com.br) e saiba como se inscrever para as oficinas.

Entre as atrações, os pequenos ainda terão orquestras; bloquinhos de carnaval com cortejo do Céu na Terra e Boi Roncador; show da Companhia de Aruanda, que é formada por jovens jongueiros da Serrinha; e Farra de Brinquedos com Pedro Miranda.

Leia Também:  Liesa volta a vender ingressos de frisas para o Grupo Especial e Desfile das Campeãs no Rio

Festival gratuito de música infantil no Centro do Rio terá shows, brincadeiras e mais de 50 oficinas para crianças – Foto: Divulgação

Durante o evento, as crianças ainda vão ter a oportunidade de experimentar a música em todos os sentidos. Serão mais de 50 oficinas, entre elas:

  • Teatro;
  • musicalização;
  • marionete;
  • dança;
  • circo;
  • cantigas de roda;
  • construção de brinquedos;
  • artes plásticas;
  • culinária;
  • expressão corporal;
  • literatura e pesquisa;
  • oficina de percussão com o Bloco do Sargento Pimenta;
  • construção de burrinhas;

Produzida pela produtora Dellarte, o festival tem o apoio do Ministério do Turismo, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura do Rio, Secretaria Municipal de Cultura e Enel. Veja mais no G1 Rio

Festival gratuito de música infantil no Centro do Rio terá shows, brincadeiras e mais de 50 oficinas para crianças – Foto: Divulgação

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Museu Afro Brasil, no Ibirapuera, promove feira de artes gráficas com obras de 20 artistas da periferia do país

Publicados

em

O artista plástico Guinho Nascimento, que participa da feira no MuseuAfroBrasil, em São Paulo – Foto: Lidia Martiniano/Divulgação

O Museu Afro Brasil promove neste sábado (21) a primeira feira de artes gráficas MAB – MARGENS, que reunirá 20 proeminentes artistas e coletivos da periferia do país.

A feira está atrelada às atividades da 20ª Semana Nacional de Museus de 2022, que traz o tema: O Poder dos Museus, que reflete sobre a importância de reconhecer o papel dos museus na sociedade brasileira.

Entre os artistas que estarão na exposição estão nomes como Binário Armada, Dani Rampe, Guinho Nascimento, Helo Rodrigues, May Solimar e Roni Evangelista.

Segundo o portal G1, são destaques, o Cordel Urbano e a artista Luna Bastos, que vêm respectivamente da Bahia e do Piauí, e Natali Mamani, artista boliviana.

Entre os coletivos, os destaques são XiloCeasa e Editora Marginal.

A exposição também terá escritores e pesquisadores, que estarão representados pela Aziza Editora.

Neste ano, a feira tem como tema “O poder das Margens”, com o objetivo de alcançar artistas e suas respectivas produções gráficas que ficam muitas vezes à margem dos museus brasileiros, oferecendo também espaço de venda e troca de seus trabalhos.

Leia Também:  Museu Nacional recebe doação de moluscos do Museu de Coimbra

O acesso neste sábado (21) será livre, sem necessidade de realizar inscrição, das 12h às 17h.

Na compra de qualquer obra dos artistas expositores, o público receberá também um voucher com direito a dois ingressos para entrada no MAB e concorrerá no final da feira a uma obra do artista e curador Emanoel Araujo.

Semana Nacional de Museus

A 20º Semana Nacional de Museus de 2022, abrange mais de 300 cidades nas cinco regiões do país com atividades acontecendo entre os dias 16 e 22 de maio.

Na capital paulista são quase 50 Institutos e Instituições na programação oficial, disponibilizada pelo Sistema Brasileiro de Museus (SBM).

“As expectativas para essa primeira edição da feira são grandes. São trabalhos diversos e originais que valorizam artistas e coletivos proeminentes das artes gráficas. Queremos estabelecer aproximações e um diálogo potente entre os artistas, o museu e o público. Esperamos que as pessoas compareçam neste sábado para apreciar o evento”, comenta Joyce Farias, pesquisadora do Museu Afro Brasil.

Serviço

O Museu Afro Brasil está localizado no Parque Ibirapuera. Funciona de terça a domingo, das 10h às 17h, com permanência até as 18h.

Em dias comuns o valor do ingresso para acessar as diversas exposições e atividades do MAB é de R$ 15 inteira e R$ 7,50 para meia entrada, porém as quartas-feiras a visitação é gratuita para todos.

Leia Também:  Museu Afro Brasil, no Ibirapuera, promove feira de artes gráficas com obras de 20 artistas da periferia do país

Informações como exposições, atividades, notícias e contato podem ser acessados através do site do museu: Museu Afro Brasil

O artista plástico Roni Evangelista, que estará na exposição do MuseuAfroBrasil, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo –  Foto: Iwintolá / Divulgação

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

TUDO SOBRE POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA