Cultura
Festival gratuito de música infantil no Centro do Rio terá shows, brincadeiras e mais de 50 oficinas
Cultura
Festival gratuito de música infantil no Centro do Rio terá shows, brincadeiras e mais de 50 oficinas para crianças – Foto: Divulgação
Começa na próxima sexta-feira (13), no Passeio Público, no Centro do Rio de Janeiro, o Meu Primeiro Festival, evento gratuito voltado para crianças.
Com mais de 50 oficinas e muitos shows musicais para os pequenos, essa será a segunda edição do festival na cidade, que terá também mais de 20 food trucks e food bikes, instalações interativas e cenografia voltada para sustentabilidade e acessibilidade.
Na sexta-feira, os destaques são Bia Bedran e Céu na Terra. No sábado (14), o show exclusivo de Hamilton de Holanda é a principal atração. Já no domingo (15), a Banda de Palhaços e outras atrações animam o dia da criançada.
Veja a programação completa no site (meuprimeirofestival.com.br) e saiba como se inscrever para as oficinas.
Entre as atrações, os pequenos ainda terão orquestras; bloquinhos de carnaval com cortejo do Céu na Terra e Boi Roncador; show da Companhia de Aruanda, que é formada por jovens jongueiros da Serrinha; e Farra de Brinquedos com Pedro Miranda.
Festival gratuito de música infantil no Centro do Rio terá shows, brincadeiras e mais de 50 oficinas para crianças – Foto: Divulgação
Durante o evento, as crianças ainda vão ter a oportunidade de experimentar a música em todos os sentidos. Serão mais de 50 oficinas, entre elas:
- Teatro;
- musicalização;
- marionete;
- dança;
- circo;
- cantigas de roda;
- construção de brinquedos;
- artes plásticas;
- culinária;
- expressão corporal;
- literatura e pesquisa;
- oficina de percussão com o Bloco do Sargento Pimenta;
- construção de burrinhas;
Produzida pela produtora Dellarte, o festival tem o apoio do Ministério do Turismo, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura do Rio, Secretaria Municipal de Cultura e Enel. Veja mais no G1 Rio
Festival gratuito de música infantil no Centro do Rio terá shows, brincadeiras e mais de 50 oficinas para crianças – Foto: Divulgação

Cultura
Museu Afro Brasil, no Ibirapuera, promove feira de artes gráficas com obras de 20 artistas da periferia do país
O artista plástico Guinho Nascimento, que participa da feira no MuseuAfroBrasil, em São Paulo – Foto: Lidia Martiniano/Divulgação
O Museu Afro Brasil promove neste sábado (21) a primeira feira de artes gráficas MAB – MARGENS, que reunirá 20 proeminentes artistas e coletivos da periferia do país.
A feira está atrelada às atividades da 20ª Semana Nacional de Museus de 2022, que traz o tema: O Poder dos Museus, que reflete sobre a importância de reconhecer o papel dos museus na sociedade brasileira.
Entre os artistas que estarão na exposição estão nomes como Binário Armada, Dani Rampe, Guinho Nascimento, Helo Rodrigues, May Solimar e Roni Evangelista.
Segundo o portal G1, são destaques, o Cordel Urbano e a artista Luna Bastos, que vêm respectivamente da Bahia e do Piauí, e Natali Mamani, artista boliviana.
Entre os coletivos, os destaques são XiloCeasa e Editora Marginal.
A exposição também terá escritores e pesquisadores, que estarão representados pela Aziza Editora.
Neste ano, a feira tem como tema “O poder das Margens”, com o objetivo de alcançar artistas e suas respectivas produções gráficas que ficam muitas vezes à margem dos museus brasileiros, oferecendo também espaço de venda e troca de seus trabalhos.
O acesso neste sábado (21) será livre, sem necessidade de realizar inscrição, das 12h às 17h.
Na compra de qualquer obra dos artistas expositores, o público receberá também um voucher com direito a dois ingressos para entrada no MAB e concorrerá no final da feira a uma obra do artista e curador Emanoel Araujo.
Semana Nacional de Museus
A 20º Semana Nacional de Museus de 2022, abrange mais de 300 cidades nas cinco regiões do país com atividades acontecendo entre os dias 16 e 22 de maio.
Na capital paulista são quase 50 Institutos e Instituições na programação oficial, disponibilizada pelo Sistema Brasileiro de Museus (SBM).
“As expectativas para essa primeira edição da feira são grandes. São trabalhos diversos e originais que valorizam artistas e coletivos proeminentes das artes gráficas. Queremos estabelecer aproximações e um diálogo potente entre os artistas, o museu e o público. Esperamos que as pessoas compareçam neste sábado para apreciar o evento”, comenta Joyce Farias, pesquisadora do Museu Afro Brasil.
Serviço
O Museu Afro Brasil está localizado no Parque Ibirapuera. Funciona de terça a domingo, das 10h às 17h, com permanência até as 18h.
Em dias comuns o valor do ingresso para acessar as diversas exposições e atividades do MAB é de R$ 15 inteira e R$ 7,50 para meia entrada, porém as quartas-feiras a visitação é gratuita para todos.
Informações como exposições, atividades, notícias e contato podem ser acessados através do site do museu: Museu Afro Brasil
O artista plástico Roni Evangelista, que estará na exposição do MuseuAfroBrasil, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo – Foto: Iwintolá / Divulgação
-
Entretenimento6 dias atrás
Fãs da banda Titãs fizeram um protesto contra Bolsonaro em show no centro Cultural Banco do Brasil em Brasília
-
Tudo Sobre Política6 dias atrás
Lula promete poder de compra maior, enquanto Bolsonaro assaltou os brasileiros nos preços dos combustíveis
-
Política6 dias atrás
Entenda o que é o Teto de Gastos e como ele prejudica a saúde, a educação e a geração de empregos, entre outras áreas
-
SAÚDE6 dias atrás
Assalto à saúde pública: Entenda como o dinheiro do SUS tem sido desviado para os mais ricos do Brasil