Carros e Motos

GWM estréia fábrica de carros no Brasil e alega que farão até 208 km/l

Publicados

Carros e Motos

Fábrica Mercedes-Benz de Iracemápolis foi vendida para a Great Wall Motors Company, que fará apenas carros eletrificados – Foto: Divulcação

A maior fabricante de carros da China, a Great Wall (GWM), acaba de inaugurar uma fábrica em Iracemápolis (SP): trata-se de uma unidade que foi inaugurada pela Mercedes-Benz em março de 2016 e fechada em dezembro de 2020. Nesta quinta-feira (27), a Great Wall Motors inicia oficialmente as operações no Brasil, fabricando apenas carros eletrificados, e promete fazer da unidade sua maior base fora da China.

A empresa anunciou investimentos de R$ 10 bilhões no país até 2032. Em 2025, a multinacional pretende alcançar um faturamento de R$ 30 bilhões. A GWM também garante que a fábrica brasileira será um centro completo de produção. Até 2025, almeja atingir um índice de nacionalização de 60%. A unidade industrial será um pólo de exportação para o continente. A retomada das atividades vai gerar 2.000 empregos diretos e 8.000 indiretos.

Para diversificar a atuação da montadora no Brasil, a GWM vai contar com três marcas, uma para cada linha de produtos. A Haval vai comercializar apenas SUVs on-road inteligentes, a Tank contará com SUVs off-road de luxo e a Poer terá picapes inteligentes.

Leia Também:  Diretor da BYD conta sobre os desafios da marca no Brasil e dos carros elétricos

Em um segundo momento, virá a linha Ora , uma marca premium exclusivamente movida a bateria. Ela será a primeira marca pura 100% de carros elétricos no Brasil.

Os carros, segundo a Great Wall , terão todos entre 230 cv a 430 cv, e entre 41 kgfm até 76 kgfm. Na prática, esses números se traduzem em aceleração de 0 a 100 km/h entre 7,2 segundos e 4,8 segundos, com consumo de combustível de 75 km/l a 208 km/l (ainda segundo a GWM), quando nos limitamos aos híbridos e híbridos plug-in .

Como se não bastasse, a montadora afirma que vai oferecer no Brasil o híbrido plug-in com a maior autonomia elétrica do mundo, de 200 km. Esse modelo ainda é capaz de recarregar 80% da sua bateria em apenas 30 minutos.

Todos os modelos produzidos no Brasil terão recursos de conectividade e sistemas semiautônomos de segurança Nível 2 de série, além de permitir o uso do comando por voz para controlar as funções do veículo, como fechar vidros ou abrir o teto solar. Os veículos da GWM no Brasil também estarão prontos para suportar o recurso de conectividade 5G.

A GWM desenvolveu o primeiro sistema de veículo híbrido do mundo que conta com a tecnologia de atualização Over The Air (OTA), que trará atualizações de software e firmware pelo ar para o carro, não só para o multimídia, mas para todo o sistema do veículo, como módulos dos motores e hardware de direção semiautônoma .

Leia Também:  328: um BMW inspirado de competições: Em quatro anos, clássico foi considerado um marco na história do automóvel

Outra novidade tecnológica é que a GWM já está iniciando parcerias para estudos de uso de etanol como fonte de geração de hidrogênio para veículos com célula de combustível.

“A GWM é a primeira empresa na China que forma parte da Comissão Internacional do Hidrogênio e tem vários projetos de pesquisa para as diferentes aplicações desse gás como elemento de propulsão”, afirma Pedro Bentancourt, Chief Relations Officer (CRO) da GWM Brasil.

“Pretendemos utilizar a unidade no Brasil como base de conhecimento na realização de acordos com universidades e centros tecnológicos brasileiros , visando desenvolver pesquisa que, por exemplo, inclua o uso do etanol como fonte de hidrogênio”, complementa Pedro Bentancourt. As informações e do IG Carros

Great Wall Tank 100 é o “irmão” chinês queo Jimny Sierra nunca tinha tido – Foto: Divulgação

Apoiar o 3 de Julho é lutar pela democracia no Brasil

Clique aqui e veja outras formas de contribuir  Chave Pix: 219773414351

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Carros e Motos

328: um BMW inspirado de competições: Em quatro anos, clássico foi considerado um marco na história do automóvel

Publicados

em

Em quatro anos de existência o BMW 328 foi considerado um marco na história do automóvel – Foto: Reprodução

IG carros – Concebido em 1936 pelos gênios Rudolf Schleider e Fritz Fiedler para desbancar o temido Alfa Romeo no circuito de Le Mans – na França, o BMW 328 Roadster – um charmoso conversível esporte dos anos 30 – conquistou inúmeros fãs durante sua temporada no tradicional circuito Mille Miglia (Mil Milhas, em italiano) que consistia no percurso de ida e volta entre as cidades de Brecia e Roma, na Itália.

Somente em 1939, sobre o comando do engenheiro alemão Wunibald Kamm era desenvolvida uma versão Coupé para competir em Le Mans cumprindo as normas do regulamento que proibia a participação de carros conversíveis no campeonato.

O BMW 328 foi construído artesanalmente sobre um chassi tubular com carroceria de alumínio – Foto: Reprodução

O 328 foi construído artesanalmente sobre um chassi tubular com carroceria de alumínio que pesava apenas 830 Kg. Suas linhas compreendiam um estilo clássico com destaque para o enorme capô que abrigava um motor 2,0-litros longitudinal de seis cilindros em linha e 80 cv , fazendo-o atingir a velocidade máxima de 165 km/h e acelerando de 0 a 100 km/h em apenas sete segundos.

Uma curiosidade desta versão era as válvulas em V instaladas no cabeçote (bloco do motor) acionadas por varetas e balancins, sendo o primeiro a ter este tipo de configuração.

Esteticamente, outra de suas características era a grade dupla vertical com o tradicional e inconfundível emblema BMW ladeado por faróis circulares e não dispunham de para-choques. A tampa do motor era presa por duas cintas de couro, o que caracterizava o charme do modelo.

A grade dupla vertical com o tradicional e inconfundível emblema BMW ladeado por faróis circulares – Fotoreprodução

Os amplos para-lamas salientes protegiam as rodas de aro 16 – presas por porcas borboletas e o compartimento para o estepe (conversível) localizava-se atrás, na tampa do minúsculo porta-malas.

Leia Também:  Versão Limited 4x4: Jeep Commander Limited TD: SUV mostra sua verdadeira vocação

Somente em 1937, depois de seu lançamento oficial, a empresa entregou os primeiros exemplares do 328 a um preço bastante dispendioso para a época, reservado somente àqueles com padrão de vida elevado.

Os felizes compradores, porém queriam prazer ao dirigir e isso o BMW 328 podia proporcionar, mas para os engenheiros alemães, ainda faltava mais para a “perfeição” do roadster competir à altura de rivais como os Alfa Romeo com seus motores  de 6 e 8 cilindros.

Para isso, os executivos foram até a firma de carrocerias “Carrozzeria Touring” de Milão, Itália, que prestavam serviço aos carros da Alfa Romeo para que lhe desenvolvessem um projeto. Nascia no ano de 1938 o 328 MM (Mille Miglia) Roadster.

A tampa do motor era presa por duas cintas de couro, o que caracterizava o charme daquela época – Foto: Reprodução

Equipado com uma nova carroceria de alumínio e magnésio, reduzindo em até 115 Kg o seu peso, o novo MM tinha mais chances de se tornar um vencedor. Seu tanque de combustível tinha capacidade para até 100 litros.

Com o mesmo motor seis cilindros em linha de 1.971 cm³ (equipado com o carburador triplo), só que agora retrabalhado, a sua potência aumentava para 135 cv e a velocidade final ficava na marca dos 200 Km/h.

A BMW fabricou apenas seis exemplares do 328 MM roadster – três deles fabricados em Milão, na Itália – Foto: Reprodução

Na nova versão destacavam os para-lamas redesenhados e integrados à carroceria, rodas exclusivas, que agora nas traseiras eram cobertas por capas, um pequeno para-brisa e tampa traseira do porta-malas redesenhada, ocultando o estepe.

A BMW fabricou apenas seis exemplares do 328 MM Roadster – três deles fabricados em Milão, na Itália e os outros em Munique – Alemanha . A série Mille Miglia foi consagrada por muitos fanáticos como sendo o verdadeiro mito, graças à quantidade de vitórias conquistadas ao longo de sua carreira.

Vitórias do 328

No dia 27 de maio de 1939, o 328 CT conquistava a 5ª colocação no famoso circuito das 24 Horas de Le Mans – Foto: Reprodução

Leia Também:  O povo vai derrubar o fascismo, a milícia, e vamos devolver a democracia para o Brasil, diz Lula

Em 1939 era a vez do modelo Coupé Touring  estrear e competir em Le Mans com um novo desenho e estilo fastback (linhas caindo suavemente pela traseira). Tinha o mesmo motor 2.0 litros de cilindros do MM Roadster  e chegava a velocidade máxima de 220 km/h.

Com o novo carro, no dia 27 de maio de 1939, o 328 CT conquistava a sua quinta colocação no famoso circuito das 24 Horas de Le Mans , um orgulho para a BMW , pois nesta mesma categoria corriam carros com motores de até 4,5 litros ocupando as primeiras colocações.

Na data 28 de abril de 1940, no circuito Mille Miglia , na Itália, o piloto Huschke von Hanstein e o co-piloto Walter Bäumer conseguem a grande vitória de cruzar a linha de chegada no tempo de apenas 8 horas, 54 minutos e 46 segundos, marca que os tornaram vencedores.

Huschke von Hanstein e o co-piloto Walter Bäumer cruzando a linha de chegada em seu BMW 328 Coupé Touring – Foto: Reprodução

Neste dia, a BMW conseguia um de seus prêmios mais importantes no automobilismo, mas não ficou só por aí. Logo em segundo lugar vinha um Alfa Romeo 6C 2500 SS da equipe italiana Farina-Mambelli e na terceira posição um outro BMW (versão roadster), pilotado por Adolf Brudes e Ralph Roese. Logo atrás, ocupando a quarta e quinta posição, nas mãos das duplas Briem/ Richter e Wencher/ Scholz, mais dois BMW recebiam a bandeirada.

Encerramento de sua produção

Foram comercializadas somente 461 unidades do  328 durante os quatro anos de sua existência (1936-1940), números que fizeram da BMW uma das mais importantes montadoras para a história do automóvel; um sucesso interrompido pela Segunda Guerra Mundial.

No entanto, a produção para particulares se manteve até 1941. Mais tarde a empresa dedicava-se unicamente na produção e conserto dos motores de aviões bélicos.

BMW 328 teve as últimas unidades produzidas em 1940, deixando um legado importante para a marca alemã – Foto: Reprodução

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

TUDO SOBRE POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA