Amazônia

Comissão do Meio Ambiente da Alerj cobra novo plano de manejo para área de proteção ambiental em Cabo Frio

Publicados

Amazônia

Os técnicos reforçaram a necessidade do novo Plano de Manejo para a área – Foto: Reprodução / Maciço da Tijuca

Assessoria Alerj – A Comissão de Defesa do Meio Ambiente, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), foi ao município de Cabo Frio, nesta sexta-feira (06/05), discutir a preservação ambiental na Região dos Lagos. Durante a audiência pública, moradores pediram a elaboração de um novo Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) Pau Brasil, entre Cabo Frio e Armação dos Búzios, além da nomeação de um dirigente técnico para a unidade.

O avanço da especulação imobiliária em Cabo Frio, e principalmente sobre as áreas ambientalmente vulneráveis foi uma preocupação manifestada pelo grupo de moradores, que reafirmou a necessidade de preservação das dunas do Peró, Ogiva, Parque da Costa do Sol e as demais áreas ricas em diversidade ambiental. Os participantes do encontro também propuseram a revisão semestral do Conselho da APA, a publicação dos estudos de impacto ambiental da região e a avaliação de licenciamentos pelos Conselhos das Unidades de Conservação.

Leia Também:  Desmatamento: maior tendência de seca na América do Sul foi em área de transição de Amazônia e Cerrado

A audiência pública foi presidida pelo deputado Flávio Serafini (PSol). O parlamentar reforçou que o desenvolvimento econômico deve ser sustentável, aliado à preservação ambiental para garantir a qualidade de vida de todos. “A gente quer que a cidade cresça, a gente quer que a cidade se desenvolva, mas isso não pode ser pretexto para a ameaça ambiental de toda uma região. Defender as Unidades de Conservação de Cabo Frio é fundamental”, destacou Serafini.

Outro ponto levantado durante a audiência foi a construção de condomínios, loteamentos e demais empreendimentos na região das Dunas do Peró. De acordo com os pesquisadores presentes na reunião, Guilherme Borges Fernandez, da Universidade Federal Fluminense; Cyl Farney, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e Leonor Andrade, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; essa construção vai trazer danos ambientais irreparáveis para a área. Os técnicos reforçaram a necessidade do novo Plano de Manejo para a área.

Também compareceram à audiência o promotor de Tutela Coletiva de Cabo Frio do Ministério Público (MP-RJ), Vinícius Lameira; representando o Ministério Público Federal (MPF), o procurador da República Leandro Figueiredo; o gerente de Unidades de Conservação do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Andrei Santos; e o coordenador do Relatório de Delimitação do Parque Estadual da Costa do Sol (PECS), Yan Bonder. A Prefeitura de Cabo Frio não enviou representante ao encontro.

Leia Também:  Em pleno vapor: Comissões da Câmara realizaram mais de 140 audiências e reuniões públicas no Rio de Janeiro

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Amazônia

Floresta: “super animado” para fazer o monitoramento ambiental da Amazônia, diz Bilionário Elon Musk

Publicados

em

Jair Bolsonaro pretende entregar ao bilionário a possibilidade de monitorar todas as riquezas minerais da Amazônia – Foto: Reprodução

Brasil 247 – O bilionário Elon Musk, homem mais rico do mundo, fez um post no twitter em que disse estar “super animado” para fazer o monitoramento ambiental da Amazônia. Musk também disse que irá conectar escolas rurais na região. Como a Amazônia possui as maiores riquezas minerais do planeta, Musk está de olho no mapa que Bolsonaro pretende entregar de bandeja.

Homem mais rico do mundo e dono da Tesla, Musk já disse, no twitter, ter sido responsável pelo golpe de estado contra Evo Morales na Bolívia, país que tem as maiores reservas de lítio do mundo, recurso usado para as baterias dos carros elétricos da Tesla.

Com Jair Bolsonaro, que já bateu continência para a bandeira dos Estados Unidos e falou em explorar os recursos da Amazônia em parceria com os estadunidenses no governo Trump, Musk se beneficia do entreguismo. Bolsonaro diz defender a Amazônia, mas vai ao hotel em que o bilionário se hospedará no interior de São Paulo para oferecer as riquezas nacionais. Confira, abaixo, o tweet de Musk:

Leia Também:  Em pleno vapor: Comissões da Câmara realizaram mais de 140 audiências e reuniões públicas no Rio de Janeiro

Veja o Vídeo:

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

TUDO SOBRE POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA